sábado, 22 de maio de 2010

Divisão















Hoje tomei um susto ao ver na televisão o ‘pastor’ Silvio Malafaia, então assembléia de Deus lendo um editorial no qual explicava determinada situação. Prestei atenção pra ver do que tratava, percebi então, que ele justificava a sua saída, ou mudança de denominação religiosa.


O que vou comentar não se trata de nenhuma critica a determinado cunho evangélico e sim a uma incoerência de fatos e atitudes, que tanto é defendida por esses grupos religiosos, mas na realidade os interesses pessoais passam a ser maiores que a fé das pessoas que utilizam aquele espaço ou aquela pessoa como instrumento e instrutor para levá-los a Deus.


Sillas Malafaia é um renomado líder entre os evangélicos, ele apresenta na madrugada da Rede Bandeirante um programa que leva a bandeira da sua igreja, existe também a reprise aos sábados na mesma emissora. Famoso por causa dos livros que já escreveu e de suas palestras sempre contundentes, esse pastor continuamente parecia convicto com tudo aquilo que até então acreditava.


Eis que então surge o anúncio, primeiro alguns ataques, muitas insinuações e logo em seguida a bomba, o pastor estava deixando as associações evangélicas na qual reúnem os pastores da igreja que ele fazia parte, isso mesmo fazia, em público ele anuncia que através da revelação do próprio ’deus’ foi sugerido à criação de um novo ‘ministério’ surge então, assembléia de deus (vitória em cristo), já patenteada e registrada como enfatizou o líder.


Ora, as insinuações foram muitas, coisas sérias e graves, inclusive o pastor diz que ele fez parte de tudo, até aquele momento. Eu tenho a necessidade enorme de parar, refletir e tentar imaginar, o que será que aconteceu? Uma instituição tão séria como a assembléia de deus, está sendo repartida e o seu principal líder é o responsável.


Entre os prováveis motivos da sua saída, seria a não concordância com algumas atitudes de superiores da instituição e da associação. E como fica a cabeça dos fiéis? O pastor disse várias vezes que essa atitude foi extremamente pessoal e desaconselha que outros façam o mesmo. Eu volto a perguntar, e os fiéis, terão que ficar a mercê de decisões pessoais dos dirigentes de sua igreja?


Eu sempre me perguntei por que surgem tantas igrejas? Por que várias denominações já que todas são evangélicas? Tudo começou com Lutero que querendo protestar de algumas situações da igreja católica acaba por fundar a sua própria.


Mas hoje em pleno século XXI existe mesmo a necessidade de um novo Lutero? É, ao que me parece o pastor Silvio Malafaia se tornou um, pelo menos não foi capaz de dentro do limite da racionalidade resolver seus problemas pessoais no do grupo religioso no qual fazia parte.


Embora ele enfatize a não necessidade dos fiéis deixarem a assembléia de deus, e que não vai aceitar que outros pastores o sigam muito menos que utilizem o nome da nova igreja, caso o contrario acionará a justiça, o pastor ressalta que num futuro breve todos entenderão as causas da sua dissidência. E de forma bem sucinta revela que aí muitos lhe darão razão. Em suma vamos ver as cenas dos próximos capítulos e principalmente como reagirão os fieis assembléia de todo o país que enxergavam nesse pastor um exemplo de fé.

As esculturas de Mário Cravo

Cultura, com Mário Cravo

Uma vida inteira voltada para arte, assim eu posso definir a vida de Mário Cravo Junior, centenas de obras espalhadas pelo Brasil e o mundo, soteropolitano autêntico, cravo, como gostava de assinar permeou sua obra de muito sincretismo, religiosidade e autenticidade.

Muito provavelmente o estagio que fez com um escultor de santos tenha aflorado o seu lado religioso, e isso tenha ganhado uma dimensão maior em suas produções. Formas naturais, movimentos populares, danças, música, lutas, são influenciadores fortes em sua temática.

O escultor das grandes dimensões, sua maior obra é um cristo crucificado localizado na cidade de Vitória da Conquista com 15 m de altura e 12m de largura, em Salvador a fonte da rampa no comércio, a cruz caída na Praça da Sé cujas imagens estão nesse blog, se destacam como maiores obras e as mais conhecidas mundialmente.

Um artista nosso, com destaque internacional, são inúmeras obras catalogadas, poemas, textos, esculturas e prêmios tudo a nossa disposição, para admirarmos e nos inspirarmos é uma pena que nem sempre damos o valor real às pessoas que merecem.
Um os poemas mais profundos.

SCULPTUR
ENVOLVO, PEGO, SEGURO E CORRO


TRAGO, LEVO, TROCO, TIRO


BALANÇO, FALO ENQUANTO FIRO.


OLHO, CHEIRO, TOCO, MORDO


SINTO A COR, O CORPO, A FORMA


E DANÇO, ACARICIO E CORTO,


PENETRO, ARRANCO, BOTO E MIRO


E SUO, E SUO... E RESFOLEGO E ANDO...


VEJO!... OLHO, METO E VIRO


ESFREGO, LIXO E ACARICIO


CHORO...


RENASCE O CORPO E ALMA

NO ESPAÇO DE NOVO GIRO

Conheça toda a obra de Mário Cravo no site: http://www.cravo.art.br

Lá você vai ter a mesma sensação que eu e minha equipe tivemos ao pesquisar sobre essa personalidade, conheça suas exposições permanentes no parque das esculturas e espaço cravo no parque de Pituaçu, algumas obras expostas no ‘MAN’, museu de arte moderna da Bahia, e saiba a localização de toda a sua obra e trajetória.

O conteúdo completo desse trabalho nos rendeu a nota 10 na matéria semiologia e semiótica.

Conteúdo / pesquisa /fotos e edição:

Juliana Vieira e Manoel Eloy

sexta-feira, 21 de maio de 2010

É do Eva....

E o ‘Eva’ pipocou, numa iniciativa inédita o bloco Eva abdicou do último dia de folia e baixou as cordas, conforme diz o release distribuído para a imprensa:



“Depois de 30 carnavais, recebendo a mais abençoada das energias, a alegria sincera dos fãs, o calor do associado e do folião pipoca que ajudaram a carregar gentilmente o seu bloco pelas ruas da cidade, o Eva anuncia, com todo orgulho e respeito, um ato de reconhecimento e agradecimento por tanta atenção dispensada: A terça-feira do Eva no carnaval 2011 será da cidade. Sem abadas, sem limites, do tamanho da Avenida Sete de Setembro - sua casa - o Eva vai continuar a sua comemoração com a pipoca até a Praça Castro Alves, encerrando a festa com um show especial



O Eva vai reverenciar a avenida, afinal de contas, foi onde tudo começou. A importância dos blocos no Carnaval de Salvador é incontestável, responsável pelo sucesso nacional do evento e por proporcionar o destaque da nova geração da música baiana. Por esta importância, não há para o Eva jóia mais rara que o seu bloco, portanto, o valor deste presente!”



Para marcar esse fato histórico uma grande campanha publicitária já está sendo veiculada na cidade, através de outdoor e vt. A quem diga que essa solicitação tenha partido do próprio Saulo Fernandes. Estive no bloco Eva na segunda feira de carnaval, e é impressionante a atenção que ele presta ao folião pipoca, parando o trio por diversas vezes ao longo do percurso.

Na avenida sete uma rua foi batizada de beco do Eva, nesse ano até roupa padrão foi elaborada para homenagear a banda.

Outros artistas poderiam imitar essa mesma idéia, a maior parte desse povo só visa o lucro. Já estou ansioso para ver como será!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Salvador hoje acordou triste.

A exatos quatro anos uma batalha judicial vem sendo travada na justiça estadual e federal. De um lado a prefeitura do outro o ministério público federal, no papel de estrela os barraqueiros. O motivo, tentar de toda forma resolver o problema das barracas de praia.

Para os freqüentadores da orla assim como eu, é triste ver que a nossa praia se transformou numa verdadeira favela a beira mar. Vários projetos foram discutidos, porém a cada tentativa de implantação da revitalização um embargo acontecia.

Enquanto isso os banhistas e principalmente turistas que buscam a beleza da nossa cidade, se deparavam com equipamentos mal conservados e sem nenhuma condição de receber os clientes.

O fato, é que dessa vez parece que a situação será definida, ontem por determinação da justiça 89 barracas foram demolidas e hoje uma nova ordem de despejo e demolição será atendida, agora a prefeitura aguarda uma autorização da justiça para começar a construção, porém, pelo menos metade das barracas não voltaram a existir.

Não podemos esquecer que várias famílias dependem dessa estrutura para viver, agora todos devem buscar a solução para mais um problema que acaba de surgir. Pelo menos toda essa movimentação está ocorrendo nesse período, em que a busca pelas praias diminui, agora é lutar contra o tempo, para revitalizar a orla antes da alta estação.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Gol da Bahia!!!



Não gosto nenhum pouco de futebol, mas essa notícia tem a ver com comunicação então  é de grande relevância.

Após cinco anos de contrato com a Itapoan/ Record, a federação baiana de futebol assinou com a Rede Bahia de Televisão / Globo, essa passará ter o direito de transmissão dos jogos ao vivo a partir de 2011 e pelos próximos cinco anos.

O fato mais interessante nessa informação é a constatação de que a organização do futebol na Bahia vem se estruturando de forma profissional. Até o início dessa década, nenhum grupo de comunicação tinha interesse em comprar os direitos de transmissão nas partidas. Lembro ainda que a Tv Educativa da Bahia/ IRDEB como forma de incentivo fez algumas transmissões do campeonato local.

Hoje na mão da Rede Bahia, o que se espera é que haja um investimento maior do mercado publicitário na competição, haja vista audiência da rede, e o seu maior alcance no estado através das afiliadas.

Não há como negar que a Itapoan foi responsável em parte pela nova cara que o baianão apresenta. Para o público apaixonado por futebol acredito que essa mudança não faça muita diferença, mas para o mercado publicitária muita coisa terá que se adequar, e sem dúvida alguma todas as formas de mídia que envolve as partidas de futebol vão ter uma visibilidade ainda maior, então lucram os clubes e a própria emissora, pois as cotas de patrocínio serão ainda maiores.

Espero que nesse novo contrato esteja uma cláusula em que obrigue a Tv Globo a dar destaque ao futebol produzido na Bahia. Assim poderemos ver o Bahia de volta a elite e o Vitória disputando em pé de igualdade com os clubes de primeira linha.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Rosa de Saron Salvador

















“Demorou 22 anos para termos o prazer de tocar na capital da Bahia”.

 Foi assim que o líder do Rosa de Saron cumprimentou os soteropolitanos que esperavam ansiosos pelo seu mais novo show, o álbum horizonte distante, com a inclusão dos maiores sucessos do dvd acústico que deixou a banda nacionalmente conhecida. 

A principio o show era apenas para o público cristão católico, mas a popularidade da banda, principalmente entre os adolescentes, fez com que a platéia ficasse totalmente diversificada.


Com uma letra que fala de amor, desilusão, felicidade e inclui Deus de forma bem sucinta, e mesclada com muita oração, o ministério, como são chamadas as bandas cristãs não decepcionou seu público. Para alcançar a emoção e o imaginário de quem estava ligado em cada toque o cenário composto por telas de LED e iluminação de qualidade complementava atmosfera do local.

  
Ainda fizeram parte da festa as bandas católicas, Missão Paráclito, Gênesis e evangélica Md7.

Está de parabéns a organização do evento e público, que mostrou que a alegria pode acontecer também em meio à paz, sem necessidade do uso de drogas e álcool.



domingo, 16 de maio de 2010

As festas em Salvador

Para voltar a ativa eu resolvi falar de um assunto que eu sou apaixonado. Shows e ultimamente a capital do axé está se transformando na capital das grandes festas. A poucos meses do inicio do segundo semestres de 2010, a terrinha está se preparando para receber eventos de porte nacional e internacional, na lista dos sucessos vem aí, “Arraia da Capitá”, “Arraia do galinho,” “Pagodão Elétrico”, “Salvador Fest” e o internacional, Black eyed peace.

O fato que tem chamado mais a minha atenção é que Salvador não possui nenhuma grande casa de show, esses eventos acontecem em sua maioria num clube aquático desativado, o Wetin wild, que foi arrendado por uma produtora da cidade. O parque de exposições local que melhor comporta grande público tem uma estrutura arcaica e mal planejada, qualquer chuva já deixa o evento com cara de aventura.

Algumas promessa foram feitas por dirigentes da empresas de produção de axé, Durval Lélis o  líder do Asa de Águia já projetou uma arena multiuso com essa finalidade, Jesus Sangalo, presidente do gruo caco de telha, de Ivete Sangalo prometeu, não passa do ano de 2010 para que Salvador esteja definitivamente na rota dos shows mais comentados do país. Espaços menores como a área verde do othon, o clube madrre, o Bahia café hall tornaram-se alternativas, porém com ingressos caros, para compensar o pequeno volume de pessoas que eles comportam.

Na realidade, mesmo com o grande esforço dos produtores locais para realização dos eventos na capital, a cidade perde os melhores shows da rota nacional.

Hoje, enquanto eu preparo esse post, alguns eventos estão com sua produção engatilhada. No wetin, como já foi rebatizado, coisa de soteropolitano, os católicos e simpatizantes desse ritmo musical se preparam para receber o fenômeno, Rosa de Saron, e os pagodeiros de plantão, eu me encaixo nos dois perfis, se esquentam para o Ed city fest, no clube dos oficias da PM BA.

Público não falta, o nicho de mercado é uma maravilha, ainda pouco explorado. As expectativas são as melhores, a cidade polo na criação de nomes para a música nacional é também campeão em produções, mesmo com todos os problemas enfrentados. Ressalto a necessidade de investimento em estrutura física, isso pode partir da organização pública, por que não? A prefeitura através da Saltur, órgão responsável pelo turismo e o estado através da Bahia tursa, fomentador de turismo no estado podem sim construir um espaço com essa finalidade, o retorno no investimento viria fácil. As empresas alugariam essa casa de show. Assim como acontece com o teatro Castro Alves, concha acústica e centro de convenções.