sábado, 19 de março de 2011

O mundo ferve!

O inicio de 2011 será indubitavelmente inesquecível, grades eventos naturais, políticos e armamentistas resolveram incidir quase que simultaneamente.


O ditador do Egito foi deposto, após quase um mês de revolta popular, rebelião na Líbia, manifestantes e comunidade internacional esperam a saída do ditador, que resiste e provoca um ataque em massa de países Europeus, liderados pela França com apoio dos EUA e a maior catástrofe já registrada, terremoto, seguido de tsunami no Japão.


Esse evento natural ainda provocou um caos nuclear. Usinas próximo ao local do tsunami registraram vazamento radioativo que pode ter consequências terríveis. Resta-nos apenas rezar para que tudo isso acabe logo.



terça-feira, 8 de março de 2011

Quaresma e CF

Oração, reflexão e ação. Posso definir a Quaresma e, por conseguinte a campanha da fraternidade nessas três palavras. A Quaresma já está no subconsciente das pessoas, por sermos um povo cristão católico, ao menos teoricamente, a maior parte das famílias ensina desde cedo para as suas crianças, que “Jesus passou quarenta dias e quarenta noites em oração no deserto.” Mas, a Quaresma é só isso?




A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras.


É possível vivê-la ainda nesses dias?


Pensando nas dificuldades que possam existir em colocar em práticas as ações sugeridas pelo tempo litúrgico, a igreja propõe há 47 anos a campanha da fraternidade, que eu gosto de traduzir como a nova quaresma, onde aprendemos algo sobre uma área da sociedade e passamos a nos inteirar das suas dificuldades e problemas com o propósito de fazer diferente e assim ajudar a melhorar ou mudar de vez tal situação.
Essa é a forma de colocar em prática as nossas boas ações e assim viver a quaresma.

Esse ano as atenções da CF como é conhecida a campanha da fraternidade estão voltadas para o meio ambiente. O tema escolhido é “Fraternidade e a vida no planeta”

Nada mais propício para o momento atual, onde os desastres naturais se tornaram coisa corriqueira. A campanha da fraternidade será refletida apartir do lema “A criação geme como em dores de parto”. (Rm 8,22).

Informações dos sites: Agência Católica de Informação / P. N.S. do Carmo e CNBB.

http://www.acidigital.com/fiestas/quaresma/quaresma.htm
http://www.paroquianossasenhoradocarmo.com/noticias/cf2011.htm
http://www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade/5967-cnbb-abre-campanha-da-fraternidade-na-quarta-feira-de-cinzas