terça-feira, 8 de março de 2011

Quaresma e CF

Oração, reflexão e ação. Posso definir a Quaresma e, por conseguinte a campanha da fraternidade nessas três palavras. A Quaresma já está no subconsciente das pessoas, por sermos um povo cristão católico, ao menos teoricamente, a maior parte das famílias ensina desde cedo para as suas crianças, que “Jesus passou quarenta dias e quarenta noites em oração no deserto.” Mas, a Quaresma é só isso?




A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras.


É possível vivê-la ainda nesses dias?


Pensando nas dificuldades que possam existir em colocar em práticas as ações sugeridas pelo tempo litúrgico, a igreja propõe há 47 anos a campanha da fraternidade, que eu gosto de traduzir como a nova quaresma, onde aprendemos algo sobre uma área da sociedade e passamos a nos inteirar das suas dificuldades e problemas com o propósito de fazer diferente e assim ajudar a melhorar ou mudar de vez tal situação.
Essa é a forma de colocar em prática as nossas boas ações e assim viver a quaresma.

Esse ano as atenções da CF como é conhecida a campanha da fraternidade estão voltadas para o meio ambiente. O tema escolhido é “Fraternidade e a vida no planeta”

Nada mais propício para o momento atual, onde os desastres naturais se tornaram coisa corriqueira. A campanha da fraternidade será refletida apartir do lema “A criação geme como em dores de parto”. (Rm 8,22).

Informações dos sites: Agência Católica de Informação / P. N.S. do Carmo e CNBB.

http://www.acidigital.com/fiestas/quaresma/quaresma.htm
http://www.paroquianossasenhoradocarmo.com/noticias/cf2011.htm
http://www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade/5967-cnbb-abre-campanha-da-fraternidade-na-quarta-feira-de-cinzas








Nenhum comentário: