sábado, 22 de maio de 2010

Cultura, com Mário Cravo

Uma vida inteira voltada para arte, assim eu posso definir a vida de Mário Cravo Junior, centenas de obras espalhadas pelo Brasil e o mundo, soteropolitano autêntico, cravo, como gostava de assinar permeou sua obra de muito sincretismo, religiosidade e autenticidade.

Muito provavelmente o estagio que fez com um escultor de santos tenha aflorado o seu lado religioso, e isso tenha ganhado uma dimensão maior em suas produções. Formas naturais, movimentos populares, danças, música, lutas, são influenciadores fortes em sua temática.

O escultor das grandes dimensões, sua maior obra é um cristo crucificado localizado na cidade de Vitória da Conquista com 15 m de altura e 12m de largura, em Salvador a fonte da rampa no comércio, a cruz caída na Praça da Sé cujas imagens estão nesse blog, se destacam como maiores obras e as mais conhecidas mundialmente.

Um artista nosso, com destaque internacional, são inúmeras obras catalogadas, poemas, textos, esculturas e prêmios tudo a nossa disposição, para admirarmos e nos inspirarmos é uma pena que nem sempre damos o valor real às pessoas que merecem.
Um os poemas mais profundos.

SCULPTUR
ENVOLVO, PEGO, SEGURO E CORRO


TRAGO, LEVO, TROCO, TIRO


BALANÇO, FALO ENQUANTO FIRO.


OLHO, CHEIRO, TOCO, MORDO


SINTO A COR, O CORPO, A FORMA


E DANÇO, ACARICIO E CORTO,


PENETRO, ARRANCO, BOTO E MIRO


E SUO, E SUO... E RESFOLEGO E ANDO...


VEJO!... OLHO, METO E VIRO


ESFREGO, LIXO E ACARICIO


CHORO...


RENASCE O CORPO E ALMA

NO ESPAÇO DE NOVO GIRO

Conheça toda a obra de Mário Cravo no site: http://www.cravo.art.br

Lá você vai ter a mesma sensação que eu e minha equipe tivemos ao pesquisar sobre essa personalidade, conheça suas exposições permanentes no parque das esculturas e espaço cravo no parque de Pituaçu, algumas obras expostas no ‘MAN’, museu de arte moderna da Bahia, e saiba a localização de toda a sua obra e trajetória.

O conteúdo completo desse trabalho nos rendeu a nota 10 na matéria semiologia e semiótica.

Conteúdo / pesquisa /fotos e edição:

Juliana Vieira e Manoel Eloy

Nenhum comentário: