sábado, 22 de maio de 2010

Divisão















Hoje tomei um susto ao ver na televisão o ‘pastor’ Silvio Malafaia, então assembléia de Deus lendo um editorial no qual explicava determinada situação. Prestei atenção pra ver do que tratava, percebi então, que ele justificava a sua saída, ou mudança de denominação religiosa.


O que vou comentar não se trata de nenhuma critica a determinado cunho evangélico e sim a uma incoerência de fatos e atitudes, que tanto é defendida por esses grupos religiosos, mas na realidade os interesses pessoais passam a ser maiores que a fé das pessoas que utilizam aquele espaço ou aquela pessoa como instrumento e instrutor para levá-los a Deus.


Sillas Malafaia é um renomado líder entre os evangélicos, ele apresenta na madrugada da Rede Bandeirante um programa que leva a bandeira da sua igreja, existe também a reprise aos sábados na mesma emissora. Famoso por causa dos livros que já escreveu e de suas palestras sempre contundentes, esse pastor continuamente parecia convicto com tudo aquilo que até então acreditava.


Eis que então surge o anúncio, primeiro alguns ataques, muitas insinuações e logo em seguida a bomba, o pastor estava deixando as associações evangélicas na qual reúnem os pastores da igreja que ele fazia parte, isso mesmo fazia, em público ele anuncia que através da revelação do próprio ’deus’ foi sugerido à criação de um novo ‘ministério’ surge então, assembléia de deus (vitória em cristo), já patenteada e registrada como enfatizou o líder.


Ora, as insinuações foram muitas, coisas sérias e graves, inclusive o pastor diz que ele fez parte de tudo, até aquele momento. Eu tenho a necessidade enorme de parar, refletir e tentar imaginar, o que será que aconteceu? Uma instituição tão séria como a assembléia de deus, está sendo repartida e o seu principal líder é o responsável.


Entre os prováveis motivos da sua saída, seria a não concordância com algumas atitudes de superiores da instituição e da associação. E como fica a cabeça dos fiéis? O pastor disse várias vezes que essa atitude foi extremamente pessoal e desaconselha que outros façam o mesmo. Eu volto a perguntar, e os fiéis, terão que ficar a mercê de decisões pessoais dos dirigentes de sua igreja?


Eu sempre me perguntei por que surgem tantas igrejas? Por que várias denominações já que todas são evangélicas? Tudo começou com Lutero que querendo protestar de algumas situações da igreja católica acaba por fundar a sua própria.


Mas hoje em pleno século XXI existe mesmo a necessidade de um novo Lutero? É, ao que me parece o pastor Silvio Malafaia se tornou um, pelo menos não foi capaz de dentro do limite da racionalidade resolver seus problemas pessoais no do grupo religioso no qual fazia parte.


Embora ele enfatize a não necessidade dos fiéis deixarem a assembléia de deus, e que não vai aceitar que outros pastores o sigam muito menos que utilizem o nome da nova igreja, caso o contrario acionará a justiça, o pastor ressalta que num futuro breve todos entenderão as causas da sua dissidência. E de forma bem sucinta revela que aí muitos lhe darão razão. Em suma vamos ver as cenas dos próximos capítulos e principalmente como reagirão os fieis assembléia de todo o país que enxergavam nesse pastor um exemplo de fé.

Nenhum comentário: