terça-feira, 18 de maio de 2010

Gol da Bahia!!!



Não gosto nenhum pouco de futebol, mas essa notícia tem a ver com comunicação então  é de grande relevância.

Após cinco anos de contrato com a Itapoan/ Record, a federação baiana de futebol assinou com a Rede Bahia de Televisão / Globo, essa passará ter o direito de transmissão dos jogos ao vivo a partir de 2011 e pelos próximos cinco anos.

O fato mais interessante nessa informação é a constatação de que a organização do futebol na Bahia vem se estruturando de forma profissional. Até o início dessa década, nenhum grupo de comunicação tinha interesse em comprar os direitos de transmissão nas partidas. Lembro ainda que a Tv Educativa da Bahia/ IRDEB como forma de incentivo fez algumas transmissões do campeonato local.

Hoje na mão da Rede Bahia, o que se espera é que haja um investimento maior do mercado publicitário na competição, haja vista audiência da rede, e o seu maior alcance no estado através das afiliadas.

Não há como negar que a Itapoan foi responsável em parte pela nova cara que o baianão apresenta. Para o público apaixonado por futebol acredito que essa mudança não faça muita diferença, mas para o mercado publicitária muita coisa terá que se adequar, e sem dúvida alguma todas as formas de mídia que envolve as partidas de futebol vão ter uma visibilidade ainda maior, então lucram os clubes e a própria emissora, pois as cotas de patrocínio serão ainda maiores.

Espero que nesse novo contrato esteja uma cláusula em que obrigue a Tv Globo a dar destaque ao futebol produzido na Bahia. Assim poderemos ver o Bahia de volta a elite e o Vitória disputando em pé de igualdade com os clubes de primeira linha.

Nenhum comentário: