sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Hoje o cristianismo no mundo inteiro se sente pleno, afinal comemoramos o aniversário de Jesus Cristo, e o que isso significa nos dias atuais?

Para grande parte da população é apenas mais um feriado, mais um dia para tomar aquela cervejinha com os amigos, para ir à praia ou ficar em casa sem fazer nada. Mas, esse é o verdadeiro sentido do natal? Desde o antigo testamento e os belíssimos textos do profeta Isaías até os evangelistas Mateus e Lucas existem noticias de que a chegada de Jesus viria cercada de mistérios, de quebra de protocolos e de forma inimaginável, afinal quando um rei nasceria em um estábulo, dentro de uma manjedoura?

Somente Deus pra fazer isso, não precisa ir muito longe com explicações majestosas, basta apenas lembrar como vivemos hoje, poucos com muito dinheiro sem saber o que fazer com ele, e muitos sem ter o que comer, passando fome e sem expectativas de melhoras.

A chegada de Jesus tem essa finalidade, alertar a todos para a importância de ajudar ao próximo, a forma?

Cada um invente a sua, não precisamos de fórmulas para isso, o certo é que o natal até hoje tem essa função, nos lembrar da necessidade de sermos pessoas melhores, não para agradar a sociedade ou para fingir diante dessa ou daquela pessoa que temos consciência social, mas para vivermos em paz conosco.

Feliz Natal

sábado, 11 de dezembro de 2010

Segurança da Informação

Não queríamos globalização? Então, ela chegou e trouxe junto todos os seus benefícios e digamos inconvenientes. O dono do site WikiLeaks que o diga.



Desde que a internet se fortaleceu e tornou-se algo inevitável na vida de qualquer ser humano que precise de informação, se discute os rumos da segurança da informação, a tecnologia deixaria os dados pessoais, empresariais a disposição de qualquer engraçadinho que possuísse conhecimentos digitais?


Acostumamo-nos ao logo dos últimos dez anos com os termos “Hacker e Cracker, que são respectivamente: Programadores, hackers são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, e quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética.

Pois bem, essa semana fomos surpreendidos com a prisão do proprietário de um site chamado ‘WikiLeaks’, sua função é publicar, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. Quer dizer, se até os governos estão vulneráveis a ações como essa, significa que deveremos esquecer o termo segurança da informação?